Devo deixar a água aquecer até ao seu ponto de ebulição (100⁰C) ou parar antes?

Esta é uma questão importante… mas apenas para verdadeiros apreciadores de chá 😊 Isto porque um apreciador normal de chá, infusão ou tisana, como a maioria de nós, não conseguirá distinguir o sabor do seu chá pela real temperatura da água no momento da sua infusão.

Já um verdadeiro apreciador de chá, aquele que dá realmente importância à temperatura da água que é utilizada para a infusão de alguns tipos de chá, vai perceber pelo sabor se foi utilizada uma temperatura correcta para a infusão do seu chá.

Mas então… o que é isto da “temperatura correcta” para um chá?

Existem alguns tipos de chá (os provenientes da folha da Camellia sinensis) que devem ser preparados com uma temperatura de água antes de atingir o seu ponto de ebulição. Ou seja, os chás em que as suas folhas têm menor oxidação, como o chá Branco ou Verde, devem ser preparados com uma temperatura de água de cerca de 75⁰C, pela sua maior delicadeza. Já os chás com maior nível de oxidação das suas folhas, como o chá Preto, Azul (Oolong) ou Vermelho, devem ser preparados com uma temperatura de água de cerca de 90⁰C, ou seja, assim que a água começa a ferver.

O sabor amargo de um chá, excepto se o sabor amargo for característico desse tipo de planta, pode ter a sua origem num tempo incorrecto de infusão ou numa temperatura incorrecta da água na sua preparação.

Todos os outros tipos de planta/erva que servem para infusões podem ser utilizados com água previamente aquecida a 100⁰C.

Veja aqui todos os nossos Chás, Infusões e Tisanas

O nosso website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar está a aceitar o uso dos mesmos.